Valeri Bojinov é um daqueles casos estranhos do futebol. Joga a Ponta de lança e nasceu em Gorna Oryahovitsa, Bulgaria, em 15 de Fevereiro de 1986 e aos 14 anos foi descoberto pelo director desportivo do Lecce, clube que acabou por contratá-lo.
Jogou pelas camadas jovens do Lecce, até que se estreou na equipa principal, em 2001, aos 15 anos e 11 meses, tornando-se o jogador estrangeiro mais novo a jogar no principal escalão italiano. Marcou o seu primeiro golo na principal divisão italiana em 6 de Janeiro de 2004, tornando-se também no mais novo marcador estrangeiro da Série A.
Em Janeiro de 2005 a Fiorentina avança para a sua contratação, tendo o jogador feito 9 jogos e marcado 2 golos pela equipa "Viola" até ao final da época 2004/05 e na época seguinte em 29 jogos rendeu 8 golos.
Na época de 2006/07 é emprestado à Juventus que tinha acabado de ser relegada para a Série B, tendo nessa época marcado 7 golos em 20 jogos, ajudando a "vecchia signora" a vencer a 2ª liga.
Em Agosto de 2007 é contratado pelo Manchester City assinando um contrato de 4 épocas mas teve uma passagem infeliz pelo clube inglês e após lesões e alguns jogos pela equipa de reservas, acaba emprestado ao Parma em 2009, tendo este o contratado em Julho de 2010, depois do ano de empréstimo.
Em 6 de Julho de 2011, o Sporting paga ao Parma a quantia de 2.6M € por 80% do passe do jogador mas após alguns jogos, em Janeiro de 2012, é instaurado um processo disciplinar ao jogador devido ao seu comportamento em um jogo e é considerado "persona non grata", sendo inclusive impedido de entrar nas instalações do clube.
Seguem-se empréstimos ao Verona e Vicenza, ambos de Itália e no último dia de Janeiro de 2014 assina pelo Levski Sofia da Bulgária, sendo a primeira vez na sua careira que ia jogar por um clube do seu pais.
Fez 5 jogos marcando apenas um golo.
No verão deste ano, aos 28 anos, acaba por assinar pelo Ternana da Série B italiana, onde fez até ao momento 11 jogos e marcou apenas um golo. O clube encontra-se neste momento no 10º lugar da Série B italiana.
Um jogador com uma ascensão meteórica, que aos 19 anos assinou contrato com a Fiorentina, passou por clubes como a Juve, Man City e Sporting, decerto não esperaria estar aos 28 anos a jogar no 10º classificado da 2ªa liga italiana...
-J.B.