Existem vários mitos sobre a embriaguez por isso vamos tentar desmistificar alguns dos mais conhecidos, seja para não fazer má figura entre os seus amigos, seja para ajudar se se encontrar nesta situação ou estiver perto de alguém que esteja.
- Beber depressa: A velocidade faz diferença na absorção logo se beber depressa faz com que o álcool chegue em maior concentração ao estômago e que essa quantidade seja absorvida, fazendo com que a pessoa fique embriagada mais rapidamente.
Veredito: Verdade!
-Misturar bebidas: Quando mistura bebidas faz com que o estômago dilate e a absorção do álcool seja mais rápida, por isso ao misturar bebidas a embriaguez acontece em velocidade acelerada.
Veredito: Verdade!
- Café, doces e banho: É comum os amigos fazerem a pessoa embriagada comer coisas doces ou tomar um café com a intenção de diminuir os efeitos do álcool, no entanto, apesar dos doces serem mais uma fonte de glicose, além do álcool, e poder por esse motivo dar uma sensação de "bem-estar", não diminui a embriaguez.
Veredito: Mito!
- Banho: Outro hábito comum é meter a pessoa embriaga debaixo do chuveiro. Apesar de despertar a pessoa e a deixar mais alerta, o álcool que se encontra na corrente sanguínea não será eliminado nem diminuido por isso.
Veredito: Mito!
-Estômago Vazio: O conselho "não beba de estômago vazio" é válido e deve ser tomado em conta. Não havendo nada no estomâgo a absorção do álcool será mais rápida, ao contrário do que acontece quando o individuo já está bem alimentado, em que o organismo tem outros componentes para metabolizar, o que faz com que o organismo absorva mais lentamente o álcool.
Veredito: Verdade!
-Vómito: Muitos, geralmente os mais jovens, têm o hábito de vomitar para diminuir a embriaguez. A verdade é que acabam por vomitar o álcool ainda presente no estômago, evitando que este seja absorvido pelo organismo mas este fenômeno nada pode fazer contra o que já foi absorvido, por isso a não ser que vomite logo após beber, este método não o ajudará, além de que lhe pode causar lesões no aparelho gástrico.
Veredito: Mito!
-JB
Sem comentários:
Enviar um comentário